Uma ampla falha da Microsoft interrompeu voos, bancos, meios de comunicação e empresas em todo o mundo nesta sexta-feira (19). A queda dos sistemas foi aparentemente causada por uma atualização da empresa de cibersegurança CrowdStrike, segundo funcionários da Microsoft e profissionais de tecnologia externos ouvidos pela Dow Jones Newswires.
A CrowdStrike diz que o problema que causou uma queda generalizada da internet não é um incidente de segurança ou um ciberataque. O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, postou na plataforma de mídia social X que a empresa "está trabalhando ativamente com os clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts do Windows".
"Isso não é um incidente de segurança ou ciberataque. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implementada", disse Kurtz.
A Microsoft detalhou que a queda dos seus sistemas atinge inclusive empresas aéreas que tiveram de cancelar voos.
"Estamos investigando um problema que impacta o acesso aos aplicativos do Microsoft 365 e a serviços", disse a companhia nas redes sociais.
Na página de status do Azure, a plataforma de computação em nuvem da Microsoft, a empresa disse que o problema começou na noite de quinta-feira (18), afetando sistemas em todo o centro dos Estados Unidos. Em uma atualização, a Microsoft disse que havia determinado a causa e estava trabalhando para restaurar o acesso aos seus usuários.
A interrupção forçou diversas companhias aéreas ao redor do mundo a cancelar alguns voos.
Além dos aeroportos, o apagão cibernético também afetou hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico e também serviços bancários e de telecomunicação no planeta.
As interrupções continuaram horas após a empresa de tecnologia ter dito que estava corrigindo gradualmente um problema que afetava o acesso aos aplicativos e serviços do Microsoft 365.