Nascido em 17 de janeiro de 1954, em Washington D.C., Robert F. Kennedy Jr. é filho do senador Robert F. Kennedy e sobrinho do presidente John F. Kennedy. Bobby Jr. foi democrata, mas se afastou do partido na década passada, à medida que, na interpretação dele, a sigla deixava de lado seus valores tradicionais.
Kennedy ingressou no serviço público em 1985 como advogado da organização ambiental sem fins lucrativos RiverKeeper, que buscava recuperar o Rio Hudson. Ele se tornou um ambientalista influente nos Estados Unidos, sendo nomeado um “Hero for the Planet” (herói pelo planeta, em tradução livre) pela revista Time em 1999.
Em nome deste programa, ele ajudou povos indígenas no Canadá e na América Latina a proteger suas terras natais e áreas selvagens de projetos indesejados de energia extrativa em grande escala. Foi um dos primeiros críticos da decisão do presidente Bush de invadir o Iraque e do programa aprimorado de interrogatórios dos EUA na Baía de Guantánamo.
Nos últimos anos, Bobby Jr. se tornou um militante do movimento antivacinas, promovendo teorias não comprovadas sobre supostos riscos da vacinação infantil e contra outras medidas de saúde pública. Essa narrativa se intensificou durante a pandemia de coronavírus, quando angariou apoio de uma parcela significativa da população.
Inicialmente, Kennedy tentou desafiar Joe Biden pelo apoio do partido democrata para a eleição presidencial de 2024, mas em outubro de 2023 anunciou que concorreria de forma independente. Por isso, se apresenta atualmente como uma espécie de terceira via entre Donald Trump e Biden, que tendem a repetir o embate de 2020.