O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, disse que o governo israelense errou e será punido pelo ataque ao consulado iraniano em Damasco, capital da Síria. A afirmação foi feita em discurso em vídeo publicado neste sábado na conta de Khamenei na rede social "X", o antigo Twitter.
O Irã iniciou uma ofensiva com drones e mísseis neste sábado em retaliação pelo ataque aéreo de Israel que destruiu o consulado iraniano em Damasco, no começo do mês. A investida matou integrantes da Guarda Revolucionária iraniana, incluindo um general. Israel nunca reivindicou o ataque.
"O próprio regime (sionista) malicioso, que é só malícia, maldade e erro, acrescentou outro erro aos seus próprios erros ao lançar um ataque ao consulado iraniano na Síria. Os escritórios do consulado e da embaixada em qualquer país onde existam são considerados como o solo do país a que pertence a embaixada. Atacar nosso consulado é como atacar nosso solo. Isso é senso comum em todo lugar do mundo. O regime malicioso tomou uma atitude errada neste caso. Deveria ser punido e será punido", afirmou Khamenei.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que Israel estava "preparado para um ataque direto do Irã".
— Estamos preparados para qualquer cenário, tanto em defesa quanto em ataque — afirmou Netanyahu em um discurso televisionado.
"Com nossos parceiros, as Forças de Defesa estão operando em força total para defender o Estado de Israel e o povo de Israel. Essa é uma missão que estamos determinados e prontos para cumprir", afirmou o porta-voz das forças armadas israelenses, Daniel Hagari.
Países vizinhos a Israel no Oriente Médio fecharam o espaço aéreo da região, em meio ao ataque em curso do Irã contra os israelenses. Há pouco, o Ministério de Transporte do Líbano informou a suspensão de pousos e decolagens, bem como a circulação de aeronaves nos céus do país, pelo menos até a manhã de domingo. O Iraque também tomou a mesma medida, de acordo com a imprensa local.
Os EUA disseram que dariam todo o seu apoio a Israel se o Irã atacasse. O presidente norte-americano Joe Biden cancelou uma viagem de final de semana ao seu Estado natal, Delaware, para regressar à Casa Branca. Biden também pediu para que a China use a sua influência para evitar uma guerra regional.
— Ajudaremos Israel a se defender. O Irã vai fracassar. Não façam — falou Biden.