Este sábado (10) marca o início do Ano-Novo Chinês. Milhões de pessoas devem viajar para suas cidades ou vilarejos natais para ver a família e participar das celebrações locais. As festividades podem durar até uma semana.
Enquanto nos países ocidentais, como o Brasil, o ano novo é comemorado em 1º de janeiro, no leste asiático o calendário tem a Lua como parâmetro - e, por isso, a festividade também é chamada de Ano Novo Lunar.
O que marca a virada em países como a China é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno, que geralmente ocorre entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Leva cerca de 354 dias para que a Lua atravesse 12 ciclos completos.
Portanto, a data é móvel e não acontece depois de um ciclo fixo de dias, como no caso do calendário Gregoriano, que se repete a cada 365 dias.
No calendário chinês, os anos são dedicados a animais no calendário chinês. São doze, que se intercalam: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco (ou Javali). Este é o ano do Dragão.