Violentos terremotos sacudiram o centro do Japão, nesta segunda-feira (1º), provocando importantes danos e tsunamis de mais de um metro de altura em algumas regiões, levando a população a fugir para terrenos mais altos.
O terremoto de magnitude 7,5 abalou a província de Ishikawa, localizada às margens do Mar do Japão. Ao menos quatro pessoas morreram.
O fenômeno ocorreu por volta das 16h10min locais (4h10min no horário de Brasília), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Pouco depois, as primeiras consequências começaram a ser sentidas — como ondas de 1,2 metro de altura que atingiram o porto de Wajima, na península de Noto, às 16h21min (4h21min em Brasília).
A Agência Meteorológica japonesa (JMA) emitiu um alerta de tsunami com ondas que poderiam chegar aos cinco metros, mas posteriormente revisou-o para baixo. O centro de alerta com sede no Havaí havia advertido para o risco de ondas perigosas "em um raio de 300 km em torno do epicentro ao longo das costas do Japão".
Vídeos mostram o momento em que os tremores atingem o Japão:
- Tremor em supermercado de Toyama:
- Terremoto atinge Suzu, na costa da província de Ishikawa:
- Imagens postadas nas redes sociais mostram cabos elétricos tremendo e edifícios chacoalhando na província de Niigata:
- Pessoas reunidas no shopping Kanazawa Forus, no centro do Japão, durante tremor:
- Carros tremem em estacionamento e em uma estrada enquanto série de poderosos terremotos atingem o centro do território japonês: