Israel e Hamas decidiram, nesta quinta-feira (30), estender a trégua temporária do conflito por mais um dia. Agora, a previsão é de término na sexta.
A prorrogação foi confirmada pelo Catar, país mediador do acordo. "Os lados palestino e israelense chegaram a um acordo para estender a trégua humanitária na Faixa de Gaza por mais um dia sob as mesmas condições prévias, que são um cessar-fogo e a entrada de ajuda humanitária", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, em comunicado.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) haviam publicado, no X (antigo Twitter), que a pausa temporária seguiria, "à luz dos esforços dos mediadores para continuar o processo de libertação dos reféns e sujeita aos termos do quadro".
De acordo com o portal g1, em comunicado, o Hamas disse que a pausa se estenderia por mais um dia. Anteriormente, havia afirmado que Israel teria se recusado a receber mais sete pessoas, entre crianças e mulheres, e os corpos de outros três reféns em troca da prorrogação da trégua.
Segunda vez
A definição desta quinta-feira chegou minutos antes do fim do último prazo para o cessar-fogo, que terminaria durante a madrugada (no fuso horário de Brasília). Essa é a segunda vez que o período é estendido. A trégua temporária iniciou no dia 24 de novembro e deveria terminar na última segunda-feira (27), mas o prazo foi prorrogado por dois dias.
Com a nova data, a pausa temporária chegará ao sétimo dia nesta sexta. O período tem permitido a libertação de reféns mantidos pelo Hamas, em troca da soltura de presos palestinos das prisões israelenses. Apenas nesta quarta-feira (29), por exemplo, o Hamas libertou 16 reféns e Israel soltou 30 prisioneiros.