Dez israelenses, incluindo cinco com dupla nacionalidade (um holandês, um americano e três alemães), foram libertados junto com dois russos e quatro tailandeses pelo Hamas nesta quarta-feira (29), informou o Catar, um dos principais mediadores das negociações.
Em troca, o Catar comunicou que Israel libertou 30 palestinos presos, incluindo 16 menores de idade e 14 mulheres. Na primeira hora desta quinta-feira, a autoridade penitenciária israelense também anunciou a liberação em comunicado: "Durante a noite, 30 presos homens e mulheres foram libertados de diversas instalações prisionais".
Esta é a sexta troca deste tipo desde o início de uma trégua temporária, na sexta-feira passada (24). O cessar-fogo deveria expirar às 2h desta quinta-feira (no fuso horário de Brasília). Mas pouco antes do conflito o Catar confirmou que a trégua será prorrogada por mais um dia — até sexta-feira. Dessa forma, o cessar-fogo chega a uma semana.
A guerra começou em 7 de outubro, com uma incursão do Hamas em Israel. O ataque matou cerca de 1,2 mil, grande parte civis, e levou ao sequestro de outras 240, segundo balanço israelense.
Em retaliação, Israel lançou uma série de bombardeios contra a Faixa de Gaza, governada pelo Hamas. Conforme o movimento islâmico, já são mais de 14,8 mil mortos, a maioria civis.