Esperado para segunda-feira, o primeiro encontro entre o presidente eleito Javier Milei e o atual presidente ficou para a manhã desta terça-feira (21), na Quinta de Olivos. Uma foto dos dois sentados na varanda da residência oficial, com o jardim ao fundo, foi divulgada pelos meios de comunicação argentinos logo no início do encontro, ainda sem detalhes da conversa.
A caminho da Quinta de Olivos, Milei pediu para o motorista do carro e desceu em plena Avenida del Libertador para saudar crianças que estavam em um ônibus escolar. Pela janela, as crianças abanavam e tentavam tirar fotos com o celular.
Aliados do presidente eleito têm dito que ele espera transparência do governo Fernández em relação às contas públicas. Que o Ministério da Economia, comandado pelo candidato derrotado Sergio Massa, precisa dizer com precisão em quanto estão as reservas cambiais. O governo não informa, mas especula-se que as reservas estejam negativas em pelo menos US$ 11 bilhões.
Os encarregados da transição também querem saber quais são os compromissos de curto e médio prazo que o novo governo terá de honrar, para preparar um plano de emergência que permita fazer a transição até as reformas pretendidas por Milei.
Ainda antes da posse, o novo presidente pretende viajar aos Estados Unidos e a Israel e encaminhar pedidos de socorro financeiro. Uma das ideias de Milei em relação a Israel é transferir a Embaixada da Argentina de Tel Aviv para Jerusalém, como fez Donald Trump com a dos Estados Unidos quando foi presidente.