A terceira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) empregada na Operação Voltando em Paz do governo federal pela repatriação de brasileiros em Israel decolou nesta quinta-feira (12), de Tel Aviv. O avião transportava 69 brasileiros que estavam na região. Há duas gestantes no grupo.
O avião, um KC-390 Millennium, fará escalas em Lisboa (Portugal) Recife (PE) e, por fim, pousará em Guarulhos (São Paulo).
Em coletiva de imprensa, o Itamaraty informou que idosos, grávidas e crianças são os três grupos prioritários no processo de repatriação.
Enquanto o KC-390 parte para o Brasil, outras aeronaves da FAB estão em direção a Israel para novos voos de resgate. Na manhã desta quinta, um KC-30 da FAB chegou a Roma, na Itália, país que tem servido como escala nessa operação. Em seguida, o avião segue para Tell Aviv para trazer mais brasileiros na sexta-feira.
Segundo grupo
Mais 214 brasileiros que estavam em Israel chegaram ao Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (12). O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na Base Aérea do Galeão, às 2h41min, após 14 horas de viagem. No voo, vieram também três gatos e um cachorro.
Primeiro grupo
O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros repatriados, vindos de Israel, pousou pouco depois das 4h da quarta-feira (10) em Brasília. Eram 211 passageiros.
Do total, 104 seguiram em duas aeronaves da FAB em direção ao Rio de Janeiro e 107 permaneceram e desembarcaram em Brasília. O primeiro brasileiro saiu do avião por volta das 4h25min, com uma bandeira do Brasil nos braços. Neste primeiro grupo, desembarcaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no começo da tarde da quarta-feira (11), quatro gaúchos.
Formulário
Os brasileiros que querem deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.