Diversos países exibiram a bandeira de Israel em monumentos, em solidariedade às vítimas do conflito entre o país e o Hamas, que entrou no seu quarto dia nesta terça-feira (10). No Brasil, a projeção foi feita na cúpula do Senado, em Brasília, na noite de domingo (8).
O ato foi um pedido de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e autorizado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O Senado afirmou que a iluminação é um "gesto de solidariedade pelo ataque terrorista" e uma homenagem "a todos os mortos, feridos e desaparecidos em decorrência do ataque".
Projeção da bandeira ao redor do mundo
Em Paris, a Torre Eiffel foi iluminada com as cores de Israel na noite de segunda-feira (9). Ainda na capital francesa, a Assembleia Nacional também projetou o azul e o branco da bandeira. A prefeitura da cidade expressou o seu "total apoio" às vítimas do ataque do Hamas.
Ainda na Europa, em Roma, o Palazzo Chigi, sede do governo italiano, projetou a bandeira de Israel acima da entrada principal, na noite de sábado (7). Em Berlim, na Alemanha, o portão de Brandemburgo foi iluminado com as cores de Israel, com sua bandeira no centro do monumento. A imagem foi divulgada pelo chanceler alemão, Olaf Scholz.
Já em Washington, nos Estados Unidos, a Casa Branca colocou as cores israelenses para brilhar nas paredes da residência oficial do presidente do país. Em comunicado, Joe Biden lamentou a morte de pelo menos 11 norte-americanos na Faixa de Gaza.