A Operação Voltando em Paz planeja realizar mais 11 voos de resgate a brasileiros que estão em pontos próximos à Faixa de Gaza, onde ocorre o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (13).
Até o momento, 494 brasileiros foram repatriados em três voos da Força Aérea Brasileira (FAB), o último na manhã desta sexta. O quarto avião decolou de Tel Aviv, em Israel, com 207 passageiros no início da tarde com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão, onde deve chegar na madrugada deste sábado (14), chegando a 701 pessoas transportadas ao Brasil na operação.
O quinto resgate será feito em uma aeronave VC-2 (Embraer 190), com capacidade para 40 lugares, que foi cedida pela Presidência da República. No início da tarde, o avião aguardava autorização para pousar no Egito, que faz fronteira com Israel, e repatriar 22 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. O grupo deverá cruzar para o território egípcio por terra, e, depois, embarcar no voo ao Brasil. Esse deslocamento, porém, ainda não tem horário confirmado para ocorrer.
Segundo o Itamaraty, um formulário online ajudou a identificar os brasileiros em situação de dificuldade. A apuração indicou que mais de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar ao país.
Para o transporte, o governo federal adotou quesitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças.
— A previsão do Itamaraty é de 15 voos (na operação). Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a orientação do governo — assegurou Fred Meyer, embaixador do Brasil em Israel.
O conflito iniciado no sábado (7), depois de um ataque do grupo terrorista Hamas a Israel, matou ao menos 2,7 mil pessoas, 1,3 mil no território israelense e 1,4 mil na Faixa de Gaza, território palestino a partir de onde o Hamas atua. Três brasileiros morreram por conta da guerra.
Calendário de voos ao Brasil
Concluídos
- 11 de outubro: 211 brasileiros desembarcaram em Brasília (DF)
- 12 de outubro: 214 desembarcaram no Rio de Janeiro (RJ)
- 13 de outubro: cinco desembarcaram na Base Aérea do Recife (PE) e, depois, o voo seguiu com outros 64 para Guarulhos (SP)
Em andamento
- 14 de outubro: 207 brasileiros devem desembarcar no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta da 2h30min deste sábado (14)
Planejado
- Um voo com 22 brasileiros deve partir do Egito, mas não há confirmação da data