O governo federal enviou nesta quinta-feira (12) uma aeronave cedida pela Presidência da República para a tentativa de resgate de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o acionamento foi feito em caráter de urgência.
A aeronave decolou da Base Aérea de Brasília, com destino a Roma, na Itália, às 16h30min. A tripulação irá aguardar autorização para ir ao Egito, de onde é planejada a saída. Antes, porém, será necessário evoluir na negociação para o transporte terrestre dos brasileiros em uma área considerada de extremo risco.
A aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República, tem capacidade para 40 passageiros. Será realizada uma parada técnica em Ilha do Sal, Cabo Verde. O pouso em Roma está previsto para as 6h de sexta-feira (13).
A última informação do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, é de que 28 brasileiros pediram ajuda para deixar a Faixa de Gaza — 15 crianças estão entre eles. O governo brasileiro fez uma solicitação formal às autoridades de Israel para não bombardear uma escola em que alguns integrantes deste grupo estão hospedados.