Um incêndio florestal de grande proporção atingiu os arredores de Córdoba, segunda maior cidade da Argentina, nesta terça-feira (10), forçando a evacuação de moradores e causando danos significativos a várias casas na província.
Registros oficiais indicam que esse incêndio começou entre as localidades de Cabalango e Tanti, após um homem de 27 anos acender uma fogueira para fazer café. Ele foi detido pelas autoridades. As informações são do jornal Clarin.
O número de casas afetadas e moradores que precisaram deixar suas residências ainda não foi contabilizado. Segundo dados do Ministério de Segurança, o principal foco de incêndio é no Valle de Punilla e abrange os municípios de Cabalango, Cuesta Blanca, Icho Cruz, Mayú Sumaj, San Antonio de Arredondo, Tala Huasi e Villa Carlos Paz.
O calor que atinge a região, somado aos ventos intensos registrados ao longo do dia favoreceram a rápida propagação do incêndio. À mídia local, o secretário de Gestão de Riscos Climáticos, Catástrofe e Proteção Civil, Claudio Vignetta, disse que “a situação é complicada, a temperatura é elevada, o vento é intenso e a umidade ambiente é praticamente inexistente”.
— Há um detido que iniciou o incêndio e espero que recaia sobre ele todo o peso da lei, porque 99% dos incêndios que sofremos todos os anos em Córdoba são causados intencionalmente, seja por ação intencional ou por irresponsabilidade — disse o governador Juan Schiaretti.