A dupla de documentaristas canadenses Yvonne Drebert e Zach Melnick faziam um documentário sobre mexilhões nos Grandes Lagos, na divisa dos Estados Unidos com o Canadá, quando localizaram destroços de um navio a vapor no fundo da água. A embarcação estava desaparecida desde 1895.
— Cientistas faziam um levantamento de peixes em alto mar e notaram uma colisão incomum no leito de um lago plano. Esperávamos encontrar uma pilha de pedras — explica Melnick.
A expedição dos dois cinegrafistas ocorreu em junho, a fim de reunir materiais para a produção do documentário. Segundo o site da Inspired Planet Productions, que compartilhou a história somente em outubro, ao descobrir que havia algo diferente no lago, eles utilizaram um drone subaquático, também conhecido como ROV, para ir ao fundo. O equipamento foi 85 metros nas profundezas até alcançar o navio submerso.
— Ficamos no chão por apenas alguns minutos quando uma enorme estrutura surgiu das profundezas: era um naufrágio. Não podíamos acreditar — disse Yvonne.
A equipe recrutou o historiador marítimo local, Patrick Folkes, e a arqueóloga marinha, Scarlett Janusas, para ajudar a identificar o navio. Eles retornaram ao local para procurar mais pistas, filmar e medir a embarcação.
Desde 2021, Yvonne e Melnick produzem um documentário de longa-metragem chamado All Too Clear, que usa o ROV para contar a história da vida nos Grandes Lagos, de uma perspectiva subaquática.
Desaparecido por um século
Construído em 1873, o Africa transportava passageiros e carga. Em 1886 passou por uma reformulação e começou a ser usado apenas paracargas. Na manhã de 4 de novembro de 1895, a embarcação partia de Ohio, nos Estados Unidos, com destino a Ontario, no Canadá, carregando carvão, com a barcaça Severn no reboque.
Por conta de uma tempestade de neve, o reboque entre o Africa e o Severn foi cortado. Enquanto o Severn encalhou e teve a tripulação resgatada, o Africa desapareceu, sendo encontrado somente agora. Onze tripulantes do navio desapareceram e o paradeiro deles nunca foi descoberto.