O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta sexta-feira (13), a Israel para "evitar uma catástrofe humanitária" depois que o exército israelense ordenou que mais de um milhão de pessoas evacuassem o norte de Gaza.
— O secretário-geral e a sua equipe passaram muito tempo ao telefone. Ele está em contato constante com as autoridades israelenses, instando-as a evitar uma catástrofe humanitária — disse o porta-voz Stéphane Dujarric a jornalistas.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, comanda a reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, prevista para as 16h (17h no Brasil) desta sexta-feira (13), para tratar da guerra entre Israel e Hamas.
"Na pauta do evento, a situação humanitária na Faixa de Gaza, ameaças à segurança e à paz mundial e desdobramentos do conflito no Oriente Médio", diz a nota divulgada pelo governo, que ainda lembrou o apelo feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao secretário-geral da ONU e à comunidade internacional, em defesa das crianças palestinas e israelenses.
Mauro Vieira cumpria agenda de trabalho no Camboja e seguiria para as Filipinas, compromisso que foi cancelado por causa da reunião do Conselho de Segurança - é o segundo encontro do grupo em menos de uma semana após a deflagração do conflito entre Hamas e Israel.
O Brasil assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU em outubro. Na primeira reunião, um dia após o conflito, o Brasil condenou os ataques contra civis.