O Ano Novo Lunar, também conhecido como Festa da Primavera, é uma das mais conhecidas e tradicionais celebrações asiáticas. No período que se comemora a chegada de um novo ano, com base no calendário lunar, os festejos duram oficialmente três dias, mas podem se estender por uma semana.
Enquanto nos países ocidentais, como o Brasil, o ano novo sempre é comemorado em 1º de janeiro, a celebração do ano novo lunar é variável, acontecendo entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, que corresponde ao período em que ocorre a primeira lua nova.
Em cada país asiático, a celebração recebe um nome diferente. Na China, por exemplo, é chamado de Ano Novo Chinês.
O que é o calendário lunar?
Diferentemente do calendário gregoriano utilizado no Ocidente, em que o ano tem 365 dias (tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol) distribuídos em 12 meses, nos países orientais a base é o calendário lunar, que leva em conta os 12 ciclos da Lua, que somam 354 dias. Além disso, nesse tipo de contagem, a cada três anos, é acrescentado um mês no ano, totalizando 13 meses.
Outra diferença é que o calendário gregoriano prevê a sincronização dos meses com as estações do ano. Já o calendário lunar não respeita essa sincronia.
Devido a essas distinções na maneira de medir a passagem dos dias, o ano de 2023 no calendário gregoriano corresponde ao ano 4721 no calendário lunar.
Vale ressaltar que os países asiáticos utilizam o calendário lunar somente para fins de tradição e celebração. Já para questões civis, agropecuárias e comerciais, eles adotam o calendário gregoriano.
A China e o ano novo lunar
A China é um dos países mais tradicionais nas comemorações do ano novo lunar. Nesse período, são seguidos muitos costumes que envolvem superstições e pensamentos de positividade, como direcionar a luz das lanternas para o céu e pedir desejos para o novo período, além dos shows com fogos de artifício.
No ano novo chinês também é comum que um grupo de pessoas desfile em alegorias de animais que têm um significado importante na cultura do país, como o leão, que, de acordo com o folclore, é uma figura mítica que protege as colheitas e os humanos contra espíritos malignos.
Os chineses também acreditam que todas as ações que são realizadas nas primeiras horas da passagem de um ano ao outro afetarão o restante do novo período. Por conta disso, eles evitam hábitos considerados pela superstição como negativos, como varrer a casa, por exemplo. Isso porque, para eles, a vassoura poderia levar a sorte para fora.
Relação dos animais com o ano novo lunar chinês
Para os chineses, o ano de nascimento é um fato importante e de certa forma determinante, porque, conforme crença, ele diz muito sobre a personalidade da pessoa. Com base nessa informação, é também definido o signo de cada indivíduo, diferentemente do que ocorre com a cultura ocidental, em que os signos mudam no período de 30 em 30 dias.
O horóscopo chinês é constituído por 12 animais de um ciclo que se repete a cada 12 anos, ou seja, cada ano do calendário lunar corresponde a um animal em específico.
De acordo com o folclore, esses animais teriam sido invocados por Buda para uma festividade. Nessa ocasião, ele teria homenageado de acordo com a ordem de chegada. Confira a lista:
- Rato
- Boi
- Tigre
- Coelho
- Dragão
- Serpente
- Cavalo
- Carneiro
- Macaco
- Galo
- Cão
- Javali
Os chineses também consideram a existência de cinco elementos fundamentais no Universo:
- Água
- Fogo
- Madeira
- Metal
- Terra
Na tradição chinesa, os elementos podem se relacionar com os animais. Em razão disso, o calendário chinês tem cinco ciclos de 12 anos. Por exemplo, de 22 de fevereiro de 2023 a 9 de fevereiro de 2024, é comemorado o ano novo do coelho de água. No período seguinte, o ano novo lunar comemorado será o do dragão do fogo.