A polícia britânica anunciou, nesta segunda-feira (19), que acusou de "comportamento ameaçador" um jovem de 23 anos suspeito de atirar ovos no Rei Charles III durante uma visita ao norte da Inglaterra. Se for considerado culpado, Patrick Thelwell pode ser condenado a uma pena de até seis meses de prisão.
O episódio ocorreu em 9 de novembro, enquanto o rei e a esposa caminhavam e cumprimentavam súditos. Durante os aplausos, o jovem lançou ovos em direção a Rei Charles, porém não acertou.
A imprensa apresentou o suspeito como um estudante e ativista ambiental. De acordo com os jornais, antes de ser preso, ele entoava palavras de ordem contra a monarquia, afirmando que o Reino Unido foi construído "com o sangue de escravos".
Em 6 de dezembro, quase um mês após o caso, um homem de 28 anos foi detido brevemente, pelo mesmo motivo, durante uma visita do novo soberano a Luton, no norte de Londres. Nesta situação, a acusação foi de atentado a ordem pública.
Após a morte da Rainha Elizabeth II e a ascensão de Charles ao trono, a família real passou a enfrentar críticas e protestos. Ainda assim, a monarquia segue com alguma popularidade na Inglaterra.