Um homem foi preso nesta quarta-feira (9) após jogar ovos contra o rei Charles III e sua esposa, a rainha consorte Camilla. O casal estava chegando para uma cerimônia em York, no norte da Inglaterra.
Videos publicados nas redes sociais mostram vários ovos sendo atirados e caindo no chão, mas nenhum parece atingir o casal.
Eles estavam entrando na cidade através do Micklegate Bar, um portal medieval por onde a família real é tradicionalmente recebida. Charles III e Camilla foram a York para a inauguração de uma estátua da rainha Elizabeth II, que morreu em setembro.
Policiais detiveram o homem que estava entre a multidão. A agência de notícias britânica PA informou que ele gritou "este país foi construído sobre o sangue dos escravos", enquanto era preso.
Essa não foi a primeira vez em que ovos foram arremessados em atos de crítica à monarquia britânica. Em 1995, durante uma campanha no centro de Dublin, manifestantes fizeram o mesmo contra Charles, então príncipe. Ovos também foram arremessados no carro real de Elizabeth em 2022, quando ela visitou Nottingham.