Um grupo de arqueólogos e arquitetos italianos estão realizando um estudo com sementes de frutas, restos de comida e ossos de animais que foram encontrados durante escavação no Coliseu, em Roma, no ano passado. A pesquisa ajudará na compreensão dos hábitos alimentares e culturais dos antigos romanos. Com informações da BBC.
O projeto iniciou em janeiro de 2021. Para a realização da escavação, os pesquisadores utilizaram robôs, que possibilitaram a entrada e exploração do complexo sistema de drenagem da antiga arena romana. Com isso, a equipe conseguiu localizar e capturar fragmentos de amora, cereja, figo, uva e nozes, o que poderia ser um indicativo da alimentação e dos petiscos consumidos durante as exibições no Coliseu.
Durante a exploração, também foram encontrados ossos de animais de grande porte, como leões, tigres e ursos, que, de acordo com os pesquisadores, podem ter sido levados para apresentações no Coliseu. Desde que a construção da arena foi finalizada, no ano 80 d.C., o local foi utilizado para entreter o público com performances que incluíam lutas de animais entre si ou contra romanos guerreiros, conhecidos como gladiadores.
A equipe também se surpreendeu com a localização de ossos de animais menores, como cachorros. Ainda não se sabe se eles também eram utilizados nas lutas ou apenas frequentavam o espaço acompanhados de seus tutores.
Na estrutura sob o Coliseu, os pesquisadores também encontraram 50 moedas de bronze, que datam de 250 a 450, anos finais do período de domínio romano, e uma moeda comemorativa de prata que celebra a primeira década do governo do imperador Marco Aurélio. O item data dos anos de 170 a 171.
Para conseguirem coletar todos fósseis, os pesquisadores precisaram realizar a limpeza de aproximadamente 70 metros da rede de drenagem e esgoto que fica sob o Coliseu. O próximo passo da pesquisa é o detalhamento dos achados e a busca por referências em livros e textos históricos que possibilitem conciliar as novas descobertas com informações já reveladas.
Nas redes sociais, a arqueóloga e pesquisadora italiana Joanne Ball compartilhou uma imagem com alguns achados da escavação. "Uma seleção de sementes de frutas, pedras e caroços recuperados do sistema de drenagem do Coliseu, em Roma. Restos dos petiscos comidos pelos espectadores romanos que assistiam aos jogos na arena há 1,9 mil anos", escreveu.