O movimento britânico Just Stop Oil, que vem fazendo diversas manifestações no Reino Unido, exige que o governo britânico suspenda novos projetos de extração de petróleo e gás. O grupo manifestante trabalha na busca para garantir que haja comprometimento do Estado em encerrar as novas licenças e consentimentos de exploração dos combustíveis fósseis na região.
Em meio a uma onda de protestos, como jogar sopa de tomate no quadro "Girassóis", de Van Gogh, e torta de chocolate na estátua de cera do Rei Charles III, o grupo tem como objetivo a interrupção imediata dos futuros licenciamentos e desenvolvimentos das produções de combustíveis compostos.
O movimento diz em seu site oficial que, se conseguir fazer o governo mudar de ideia, será mais fácil avançar na implementação de energias renováveis e, ao mesmo tempo, reduzir a demanda.
O crescimento do Just Stop Oil se intensificou nas últimas semanas. No início de outubro deste ano, a organização anunciou uma série de ações para defender o meio ambiente. A decisão ocorreu dias após a ministra do Interior do Reino Unido, Suella Braverman, advertir os manifestantes que utilizam "técnicas de guerrilha".
Em 16 de outubro, o grupo publicou uma carta aberta à ministra: "Não seremos intimidados por mudanças na lei, não seremos impedidos por liminares que buscam silenciar pessoas não-violentas".
Na nota, o movimento também se dirigiu ao secretário-geral das Nações Unidas Antonio Guterres, que criticou a atuação dos manifestantes. "O secretário chamou isso de 'loucura moral e econômica'. Temos todo o direito de perturbar, de desobedecer, de resistir a proteger a criatividade e o brilho da humanidade", afirmaram.
No site oficial do movimento, há comunicados de todas as manifestações, que ocorrem diariamente no Reino Unido. O grupo já bloqueou pontes e vias importantes, atrapalhando o fluxo de trânsito, além dos atos mais marcantes, como jogar comida em peças de museus.
O projeto conta com grupos manifestantes de outros países, entre eles: Declare Emergency, dos Estados Unidos; Save Old Growth, no Canadá; Letzte Generation, da Alemanha; Återställ Våtmarker, na Suécia; Renovate Switzerland, da Suíça; Stopp Oljeletinga!, na Noruega; Ultima Generazione, da Itália; Derniére Rénovation, na França; e Fireproof, da Austrália.