A Noruega reforçará a segurança de sua fronteira com a Rússia no Ártico, incluindo a presença de um helicóptero da polícia, e disse estar disposta a fechá-la, se necessário - anunciou o governo nesta sexta-feira (30).
O país escandinavo compartilha uma fronteira de 198 quilômetros com seu poderoso vizinho russo no Grande Norte. Hoje, o posto fronteiriço de Storskog é a última porta de entrada aos cidadãos russos com visto de turista, ainda relativamente aberta, para o espaço Schengen.
"A polícia tem um controle sólido sobre Storskog, e agora estamos reforçando nossa presença na zona fronteiriça para além do posto de fronteira", declarou a ministra norueguesa da Justiça, Emilie Enger Mehl.
Na prática, esta decisão se traduz na mobilização, a partir desta sexta-feira, de um helicóptero da polícia para detectar eventuais tentativas de passagem ilegais no conjunto da zona fronteiriça.
O país escandinavo não imitou seu vizinho finlandês, que, diante de uma forte aumento das entradas pela Rússia, fechou sua fronteira na noite de quinta para sexta-feira aos cidadãos russos com vistos de turista europeus do espaço Schengen. Esta possibilidade não foi, contudo, descartada.
"Fecharemos a fronteira, se for necessário", garantiu Mehl.
A Noruega, que não é membro da União Europeia (UE), mas pertence ao espaço Schengen, praticamente deixou de conceder vistos de turista aos cidadãos russos desde maio.
* AFP