O número de entradas de cidadãos russos na fronteira com a Finlândia dobrou desde o anúncio da mobilização militar parcial na Rússia, embora se mantenha em um nível limitado - anunciou a guarda fronteiriça finlandesa nesta sexta-feira (23).
Nesse contexto, o governo finlandês antecipou que planeja reforçar ainda mais as condições de entrada para os russos portadores de vistos.
Ontem, 6.470 russos atravessaram a fronteira terrestre, disse um porta-voz da guarda fronteiriça à AFP. No início desta semana, o nível estava em torno de 3.100 russos, e o número de entradas na quinta-feira é similar ao de um dia de fim de semana, em geral mais movimentado.
O número de entradas na Finlândia supera claramente o da Rússia, mas continua sendo relativamente baixo em comparação com os níveis prévios à pandemia de covid-19, segundo os guardas fronteiriços.
A ordem de mobilização parcial anunciada pelo presidente Vladimir Putin parece ter amplificado a saída de russos para o exterior. O governo russo pretende convocar 300.000 reservistas para a ofensiva na Ucrânia, mas muitos russos temem uma mobilização muito maior.
* AFP