
O governo japonês lançou recentemente uma competição nacional que incentiva o consumo de bebidas alcoólicas no país. A iniciativa tem como principal objetivo fazer com que as pessoas voltem a comprar esses produtos para que ocorra um aumento das receitas fiscais resultantes da venda de bebidas alcoólicas. As informações são do jornal britânico The Guardian.
No concurso, chamado de "Viva Saquê!", e organizado pela Agência Nacional de Impostos (NTA), adultos de 20 a 39 anos devem apresentar propostas que tornem as bebidas alcoólicas novamente populares no país — que incluem saquê, shochu, uísque, cerveja e vinho japonês.
Os candidatos podem sugerir novos produtos, design repaginado ou ainda medidas que aumentem o consumo doméstico de álcool no país. Além disso, os participantes são incentivados a explorarem novos métodos de vendas, utilizando até mesmo ambientes virtuais, como o metaverso.
Segundo a NTA, o consumo de álcool no país tem diminuído consideravelmente nos últimos anos. Em 1995, por exemplo, havia uma média de ingestão de 100 litros por pessoa. Já em 2020, o consumo chegou a 75 litros. Essa queda de vendas prejudicou o orçamento do Japão e gerou um défict de 48 trilhões de ienes (R$ 1,8 trilhões).
Em 1980, os impostos sobre as bebidas alcoólicas representavam 5% da receita tributária do Japão. Já em 2011, o valor ficou abaixo de 3%. No entanto, um dos piores resultados ocorreu em 2020, com 1,7%. Nesse mesmo ano, houve uma queda na receita do imposto sobre o álcool de 110 bilhões de ienes (R$ 4,1 bilhões). Segundo o veículo local Japan Times, essa foi a maior queda na receita do imposto sobre o álcool nos últimos 31 anos.
De acordo com a NTA, um dos motivos da queda de consumo de álcool foi a pandemia. Nesse período, devido à necessidade de isolamento social, as pessoas deixaram de ir em bares, festas e outros locais onde as bebidas alcoólicas são mais consumidas.
A competição se encerrará em 9 de setembro e os finalistas serão convidados para uma cerimônia de premiação que será realizada em Tóquio, no dia 10 de novembro. A administração fiscal do país garantiu que apoiará a comercialização das ideias do vencedor e que monitorará os impactos do projeto no comportamento da população.
O Ministério da Saúde do Japão se manifestou sobre o concurso e, apesar de reconhecer a importância da iniciativa, solicitou que durante a campanha de divulgação os organizadores da competição relembrem a população sobre a importância de consumir apenas uma "quantidade apropriada de álcool".