A ofensiva das tropas russas no leste da Ucrânia "começou", informou nesta segunda-feira (18) o governador da região de Luhansk, Sergei Gaidai. Ao menos oito civis morreram em bombardeios russos nas regiões de Donestk e Luhansk, onde os combates são intensos.
— Isso é um inferno. A ofensiva da qual falamos há semanas começou. Há combates em Rubizhne e Popasna, combates incessantes em outras cidades pacíficas— disse Gaidai no Facebook.
Em um vídeo publicado no Telegram nesta segunda-feira, Gaidai disse que várias pessoas queriam fugir de Kreminna, uma pequena cidade da região de Luhansk que foi dominada pelos russos nesta segunda-feira.
— E as Orcas (apelido depreciativo para as forças russas) atiraram no carro. Quatro pessoas morreram instantaneamente — afirmou Gaidai, acrescentando que uma pessoa ficou ferida.
Na região de Donetsk, a cerca 20 de quilômetros ao leste de Kreminna, quatro civis morreram em consequência dos bombardeios russos, declarou o governador regional Pavlo Kyrylenko.
— Dois em Torske, um em Chandrigalove e outro em Razdolne. Outras cinco pessoas ficaram feridas — disse ele, no Telegram.
Desde que anunciou a retirada de suas tropas da região de Kiev, a Rússia tem concentrado suas forças armadas no leste da Ucrânia, palco de fortes bombardeios desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro.