Imagens de satélite tiradas na Ucrânia nesta segunda-feira (28) mostram um comboio militar russo de 64 km de extensão a noroeste da capital, Kiev, principal alvo militar da Rússia em sua ofensiva no país.
Segundo a empresa americana de tecnologia aeroespacial Maxar, as tropas se estendem dos arredores do aeroporto Antonov (cerca de 25 km do centro de Kiev), no sul, até os arredores de Prybirsk, no norte.
Desde o início da invasão russa da Ucrânia, o aeroporto Antonov tem sido palco de violentos combates. O exército de Vladimir Putin tenta conquistar essa infraestrutura estratégica para tomar a capital.
Segundo a Maxar, a caravana tem centenas de veículos armados, tanques, artilharia a reboque e veículos de apoio logístico. As imagens mostram os veículos alinhados um atrás do outro em trilhos nos campos da Ucrânia, às vezes com nuvens de fumaça nas proximidades ou restos de prédios em chamas.
As imagens também mostram um novo destacamento de tropas, com helicópteros de ataque e veículos terrestres, em Belarus, a menos de 30 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.
Desde o início da ofensiva russa na quinta-feira, as forças ucranianas mantêm o controle do acesso ao centro de Kiev, impedindo o avanço das tropas russas, que estão se reagrupando em torno da capital, no sexto dia da invasão.
Segundo duas fontes consultadas pela AFP, uma diplomática e outra de segurança, Moscou prepara-se para lançar em breve uma nova ofensiva militar. Nesta segunda-feira, a principal coluna russa em direção à capital ucraniana "avançou cerca de cinco quilômetros" e está "a cerca de 25 quilômetros" da cidade, segundo um alto funcionário da defesa dos EUA.