Imagens flagradas em um shopping na cidade de Bridgewater, no Estado de Nova Jersey, Estados Unidos, tem gerado indignação entre internautas. Nas imagens, dois policiais chegam ao local segundos após uma briga entre dois adolescente começar.
Enquanto um deles puxa o jovem branco e o deixa sentado em um sofá observando a cena, o negro é jogado no chão e contido de forma violenta por outro agente, que pressiona os joelhos sobre suas costas.
A briga e a ação policial ocorreram no último sábado (12), segundo o jornal Folha de S.Paulo. O vídeo rapidamente repercutiu nas redes sociais e foi retransmitido nas principais emissoras da TV americana.
A polícia local divulgou uma nota reconhecendo que o vídeo "irritou membros da comunidade" e que pediu uma investigação interna sobre o caso. O texto pede que outras pessoas que tenham gravado a ocorrência enviem o material para o departamento.
Em entrevista à CNN americana, o garoto algemado afirmou que o outro adolescente envolvido na briga estava praticando bullying contra um de seus amigos. A interferência teria dado início à briga. A mãe do adolescente disse à emissora que não vê motivos para os policiais terem sido agressivos com seu filho e poupado o garoto branco.
— Odeio ter que dizer isso, mas se não foi por uma questão racial, então foi por quê? Por que o outro garoto está sentado, olhando meu filho ser humilhado e algemado? Simplesmente não faz sentido.
O advogado Ben Crump, que defendeu na Justiça a família de George Floyd, agora também vai representar a família do adolescente algemado. De acordo com Crump, a polícia não deu explicações sobre os motivos da diferença de abordagem.