A poucas horas da posse de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos, o atual ocupante do cargo, Donald Trump, se despediu da Casa Branca, por volta das 10h desta quarta-feira (20), pelo horário de Brasília.
O mandatário embarcou no helicóptero presidencial junto a sua esposa, Melania Trump, em direção à Base Aérea Andrews, onde participará de evento com apoiadores.
— Foi a maior honra da minha vida governar o país. Eu amo o povo americano — disse a repórteres o presidente republicano, que quebrará a tradição ao não participar da cerimônia de posse do sucessor.
A decisão de Trump de não participar da cerimônia de posse e de voar para a Flórida pela manhã, sem dar as boas-vindas ao novo inquilino da Casa Branca, quebra uma tradição de 150 anos. Essa ausência mostra a tensão que o país vive, exacerbada desde que o presidente em final de mandato travou uma dura batalha para contestar os resultados das eleições de novembro, vencidas por Biden.
Na última noite na Casa Branca, Trump anunciou 73 indultos presidenciais, incluindo um que beneficiou seu ex-conselheiro Steve Bannon, acusado de ter desviado fundos para construir o muro na fronteira com o México.
Biden fará o juramento às 14h, em frente à ala oeste do Capitólio, em uma cerimônia restrita, com mil convidados.
Sem tradicional multidão que se aglomera na esplanada para saudar o novo presidente, milhares de bandeiras americanas foram colocadas no local, para lembrar as mais de 400 mil mortes que a pandemia já deixou no país. Também estará acompanhado dos ex-presidentes democratas Barack Obama e Bill Clinton e pelo ex-presidente republicano George W. Bush.