O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (8) que não pretende ir à cerimônia de posse do novo governo do democrata Joe Biden, que ocorrerá em 20 de janeiro.
"A todos os que estão perguntando, não irei à posse no dia 20 de janeiro", publicou Trump na rede social.
Trump, que há dois meses denuncia, sem provas, uma fraude eleitoral contra ele, finalmente reconheceu na quinta-feira (7) que seu mandato estava chegando ao fim. E, embora não tenha admitido explicitamente o triunfo de Biden, prometeu "garantir uma transição de poder tranquila, ordenada e sem problemas".
Após a invasão ao Capitólio na quarta-feira (6), o Congresso, em uma sessão das duas câmaras presidida pelo vice-presidente Mike Pence, certificou a vitória de Biden na eleição de 3 de novembro por 306 a 232 votos do Colégio Eleitoral, órgão que decide o vencedor da Casa Branca.
Biden, de 78 anos, tomará posse como 46º presidente dos Estados Unidos. Recentemente, afirmou que espera que sua posse seja um evento em escala reduzida, com ênfase na segurança por causa da pandemia do coronavírus.
O ex-presidente republicano George W. Bush afirmou na terça-feira (5) que comparecerá à cerimônia, segundo seu porta-voz. Os únicos três presidentes que faltaram à posse dos seus sucessores foram John Adams (em 1801), John Quincy Adams (em 1829) e Andrew Johnson (em 1869).