Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, da sigla em inglês) estabeleceram a obrigatoriedade do uso de máscaras para viagens de avião ou dentro de transportes públicos, como ônibus e metrôs. A medida começa a valer a partir desta semana.
A regra torna a recusa de usar uma máscara uma violação da lei federal, imposta pela Administração de Segurança de Transporte e outras autoridades federais, estaduais e locais. Adotada como meio de conter a disseminação do coronavírus pelo país, a medida é decorrente de um pedido do presidente norte-americano, Joe Biden.
— Ela protegerá os americanos e fornecerá confiança de que podemos viajar com segurança novamente, mesmo durante a pandemia — disse o diretor da divisão de migração e quarentena do CDC, Marty Cetron.
Os Estados Unidos têm as piores estatísticas sobre a covid-19 do mundo - mais de 430 mil mortes e quase 26 milhões de infectados. O número de casos e hospitalizações diminuiu nas últimas duas semanas, e alguns especialistas atribuem isso, em parte, a uma maior adesão às medidas de prevenção, como o uso de máscaras e o distanciamento social.