O clima é de preparativos e expectativa para os países da União Europeia (UE), que dá início neste domingo (27) à vacinação contra a covid-19.
Após sinal verde da Agência de Medicamentos Europeia (EMA, na sigla em inglês) para a comercialização da vacina desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNTech, os primeiros lotes do imunizante saíram na quarta-feira (23) de fábricas em Puurs, na Bélgica, escoltados pelas forças de segurança, rumo às capitais europeias.
Neste sábado (26), o trabalho foi de logística para a distribuição e armazenamento em nos países da UE, como França, Espanha e Itália. Como já aconteceu nos Estados Unidos, Reino Unido, Chile, Suíça, Costa Rica e México, as primeiras doses serão aplicadas em idosos e profissionais da saúde. Cada país estabelecerá suas prioridades.
Confira a preparação:
França
Na França, as primeiras doses chegaram à farmácia central do organismo de Hospitais de Paris, nas proximidades da capital francesa neste sábado (26). O início das aplicações ocorrerá no domingo em duas casas de repouso, em Sevran, perto de Paris, e em Dijon, na região leste do país.
Espanha
Na Espanha, as doses chegaram em um caminhão ao centro de armazenamento da Pfizer em Cabanillas del Campo, Guadalajara, três dias após deixar a fábrica em Puurs, na Bélgica. Os militares transportam os carregamentos a outras regiões do país neste sábado.
Itália
Na Itália, onde as vacinas chegaram na sexta-feira (25), a primeira vacinada será uma enfermeira de 29 anos em um hospital de Roma. Na região norte também será imunizada Annalisa Malara, a médica que identificou o paciente zero do país.
Bélgica
Os hospitais da Bélgica começaram a receber as primeiras doses da vacina da Pfizer neste sábado (26). O primeiro deles foi o hospital UZ Leuven, na cidade de Leuven. As vacinas para a Europa são produzidas em uma zona industrial do laboratório americano da Pfizer no nordeste do país.