A confirmação da vitória de Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos, neste sábado (7), repercutiu entre líderes de outros países. Mandatários de vários nações foram às redes sociais parabenizar o democrata recém eleito.
O atual chefe da Casa Rosada (Argentina), Alberto Fernandez, saudou Biden e os cidadãos dos EUA pelo Twitter: "Felicito o povo estadunidense pelo recorde de participação nas eleições, uma clara expressão da vontade popular. Saúdo Joe Biden, próximo presidente dos Estados Unidos, e Kamala Harris, que será a primeira vice-presidente mulher desse país".
Do Chile, Sebastian Piñera também usou a rede social para congratular o vencedor do pleito norte-americano. "Felicitações Joe Biden, próximo presidente de Estados Unidos e Kamala Harris, por seu triunfo nas eleições". Piñera ainda escreveu que "Chile e Estados Unidos compartilham valores como a liberdade, a defesa dos direitos humanos e desafios como a paz e a proteção do meio ambiente".
O presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, foi outro chefe de Estado que parabenizou Biden via Twitter. "Estendemos nossas felicitações ao presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden. Desejamos o melhor dos êxitos e reafirmamos nosso compromisso de seguir afiançando as relações bilaterais sobre a base dos princípios e valores democráticos que compartilhamos", escreve Benítez.
Luis Alberto Lacalle Pou, que ocupa o posto mais alto do Executivo federal uruguaio, seguiu a linha dos colegas da América do Sul em sua manifestação: "Felicito o presidente eleito dos EE UU Joe Biden. Trabalharemos para fortalecer as relações entre nossos países para o bem de nossa gente.
O porta-voz do Governo Federal e chefe do Gabinete de Imprensa Federal (BPA) da Alemanha fez uma publicação em nome da chanceler Angela Merkel. "A chanceler #Merkel congratula Joe Biden e Kamala Harris", escreveu em post junto com uma imagem contendo declaração de Merkel. No texto, ela pontua "Eu sinceramente desejo a ele boa sorte e todo sucesso e gostaria também de congratular Kamala Harris, a primeira vice-presidente mulher eleita na história de seu país".
O francês Emmanuel Macron foi outro presidente que se expressou por Twitter. "Os americanos escolheram seu presidente. Congratulações Joe Biden e Kamala Harris! Nós temos muito a fazer para superar os desafios de hoje. Vamos trabalhar juntos", destacou Macron.
O primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, também ressaltou o feito conquistado por Kamala Harris: "Congratulações para Joe Biden nessa eleição como presidente dos Estados Unidos e para Kamala Harris nessa conquista histórica".
O presidente espanhol, Pedro Sánchez, em uma série de dois tuítes, prestou sua homenagem à coligação eleita nos Estados Unidos. "O povo americano elegeu seu 46º presidente. Felicitações Joe Biden e Kamala Harris. Desejamos sorte e tudo de bom. Estamos ansiosos para cooperar com vocês e superar desafios que estão por vir".
O primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, escreveu: "Congratulações Joe Biden e Kamala Harris. Nossos dois países são amigos próximos, parceiros e aliados. Compartilhamos uma relação que é unica no mundo. Estou muito ansioso para trabalharmos juntos e construir com vocês". Ele também publicou um comunicado sobre a eleição nos EUA.
O presidente Jair Bolsonaro não havia se manifestado até a publicação desta matéria.