O medo de eventuais atos de vandalismo durante as eleições presidenciais nos Estados Unidos, nesta terça-feira (3), provocou medidas de segurança em diversas cidades americanas. O visual de locais como Washington e Nova York foi marcado por prédios e estabelecimentos comerciais protegidos por tapumes.
A medida escancara o receio de distúrbios e depredações em atos ligados ao pleito, marcado por tensões sociais, que se arrastam desde a época pré-campanha.
Nos últimos dias, era normal avistar trabalhadores fixando placas de madeira nas fachadas e nas vitrines dos estabelecimentos. A Casa Branca, sede do governo americano, também ganhou reforço na proteção.
O FBI, polícia federal nos EUA, alertou para possíveis embates armados nesta terça-feira em Portland, no Oregon, um dos símbolos da divisão política no país. Reduto democrata, a cidade tem sido palco de protestos contra o racismo e a violência policial desde a morte de George Floyd. No centro da cidade, os comerciantes protegeram seus negócios com tapumes de madeira.
Dezenas de milhões de americanos encaram as urnas nesta terça para escolher entre o presidente Donald Trump e o candidato democrata, Joe Biden, em eleições marcadas pela divisão e pela polarização no país, abalado pela pandemia de covid-19 e pela crise econômica.
O elevado percentual de votos emitidos via correio deve dificultar o anúncio do resultado ainda nesta noite.