A maior bomba da Segunda Guerra Mundial já encontrada na Polônia explodiu sob as águas nesta terça-feira (14), enquanto mergulhadores da Marinha tentavam desativá-la.
Mais de 750 pessoas foram evacuadas da área próxima ao Canal Piast, fora da cidade de Swinoujscie, onde a bomba Tallboy usada pela Força Aérea Real Britânica (RAF) foi encontrada.
A bomba pesava quase 5,4 mil kg, incluindo 2,4 mil kg de explosivo.
— O processo de deflagração se transformou em detonação. O objeto pode ser considerado neutralizado, não representará mais nenhuma ameaça — disse o segundo-tenente Grzegorz Lewandowski, porta-voz da 8ª Flotilha de Defesa Costeira, segundo a agência de notícias estatal PAP.
— Todos os meus mergulhadores estavam fora da zona de perigo — acrescentou.
Por razões de segurança, os desminadores descartaram desde o início o método tradicional de detonação — o mais frequente, mas também o mais violento —, muito temido no caso de uma bomba de seis metros de comprimento com 2,4 toneladas de explosivos equivalente a 3,6 toneladas de dinamite.
O Canal Piast conecta o Mar Báltico com o Rio Oder, na fronteira da Polônia com a Alemanha. A bomba foi lançada pela RAF em 1945 em um ataque ao cruzador alemão Lutzow.
No total, doze Tallboys foram lançadas contra o Lützow, entre elas a que não explodiu.