O governo austríaco anunciou neste sábado um novo confinamento, com a aplicação de um toque de recolher e o fechamento de restaurantes, hotéis, instituições culturais e esportivas, para tentar conter a segunda onda da pandemia de covid-19.
"Um segundo confinamento será aplicado a partir de terça-feira e até o fim de novembro", afirmou o chanceler conservador Sebastian Kurz.
O toque de recolher deve ser respeitado todos os dias entre 20H00 e 06H00.
"Nenhum evento será possível. Isto inclui os setores de esportes, cultura e lazer. Os hotéis terão que fechar, com exceção das viagens de negócios, e também nos vemos obrigados a fechar restaurantes e cafés, com exceção da comida para levar", explicou Kurz.
Ao contrário do primeiro confinamento, durante a primavera (hemisfério norte), o restante do comércio continuará aberto.
Nas últimas semanas o número de casos positivos de coronavírus aumentou exponencialmente na Áustria, muito acima dos níveis do primeiro confinamento.
Na sexta-feira o país registrou 5.627 novas infecções em 24 horas e neste sábado 5.439.
No início de outubro, o número era de apenas mil por dia.
Desde o início da epidemia, a Áustria registra 1.109 mortes.
"Se não agirmos agora, os serviços de UTI entrarão em colapso", advertiu o chanceler.
O governo pede às empresas que adotem o teletrabalho quando possível e que universidades e instituições de ensino superior retomem os cursos online. As escolas e creches permanecem abertas.
* AFP