O governo britânico decidiu proibir encontros de mais de seis pessoas no país. A medida, que será anunciada pelo primeiro ministro Boris Johnson em entrevista nesta quarta-feira (9), é uma tentativa emergencial de conter a disseminação do coronavírus no Reino Unido, principalmente, com a chegada do outono no país.
O novo limite, que entra em vigor na segunda-feira (14), se aplica a todo o Reino Unido, configurando espaços públicos e privados, incluindo parques, pubs e restaurantes.
De acordo com o The Guardian, a mudança de abordagem se dá no momento em que o número de pessoas infectadas cresce de forma repentina, com quase 8,5 mil testes positivos registrados nos últimos três dias. Autoridades alertaram que o sistema de testagem e rastreamento está "à beira do colapso".
Jovens ignoram as regras
O governo local têm demonstrado cada vez mais preocupação com o fato de que os jovens, ignorando regras, ajudaram a aumentar essa taxa diária de testes positivos. Ministros estimam que esse número contabiliza 2,4 mil ou mais por três dias consecutivos.
De acordo com as atuais regras no Reino Unido, as diretrizes limitam a maioria das reuniões ao ar livre a seis pessoas, ou não mais do que duas famílias — se as pessoas estiverem dentro de casa. A lei permite um limite superior de 30 pessoas, apenas aplicado para eventos como casamentos, funerais, encontros comunitários ou para fins educacionais.
Até agora, a polícia não tinha poderes para impedir reuniões de até 30 pessoas, mas isso muda a partir de segunda-feira (14), quando o máximo permitido serão para seis pessoas. Assim, a polícia conseguirá identificar e dispersar aglomerações ilegais mais facilmente.