Ao menos cinco pessoas morreram neste domingo (16) quando homens armados invadiram um hotel de Mogadíscio, capital da Somália, depois da explosão de um carro-bomba nas imediações.
O 'modus operandi' recorda o utilizado pelo grupo islamita Al-Shabab, responsável por vários atentados no país.
"Ainda escutamos tiros esporádicos e a informação que recebemos é que cinco pessoas faleceram e outras 10 ficaram feridas. Mas este balanço pode aumentar porque a explosão foi importante e uma tomada de reféns ainda está em curso", afirmou à AFP Ahmed Omar, do serviço de segurança do governo.
O alvo do ataque foi um hotel de frente para o mar que é frequentado por integrantes do governo.
Uma fonte policial afirmou que muitos tiros foram disparados dentro do hotel".
"A explosão foi muito forte. Há um grande caos e pessoas tentam fugir dos edifícios próximos", explicou à AFP Ali Sayid Adan, que testemunhou o ataque.
A Somália é cenário frequente de atentados islamitas. Em dezembro, a explosão de um carro-bomba em Mogadíscio deixou 76 mortos e dezenas de feridos.
O grupo islamita Al Shabab, vinculado à Al-Qaeda, é responsável pela grande maioria dos ataques. A organização extremista foi expulsa da capital somali em 2011, mas segue travando uma guerra de guerrilhas contra o governo em em todo o país.
* AFP