O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deve anunciar na segunda-feira (27) um grande plano de luta contra o sobrepeso no Reino Unido, após a divulgação de um estudo que destaca a obesidade como fator agravante do coronavírus.
— A covid-19 nos lembrou dos riscos imediatos e de longo prazo do excesso de peso — disse um porta-voz do governo neste domingo (26).
— Vamos pedir aos cidadãos que aproveitem este momento para refletir sobre seu modo de vida e adotem medidas simples para perder peso, viver de forma saudável e reduzir a pressão sobre o NHS (o serviço de saúde pública britânico) — completou o porta-voz.
Com um financiamento de 10 milhões de libras (cerca de US$ 12,50 milhões), segundo o jornal "The Guardian", o plano denominado "Em melhor saúde" tem como objetivo ajudar 35 milhões de pessoas - mais da metade da população do país - a perder peso e a viver de forma mais saudável.
Entre as medidas esperadas estão, segundo a imprensa local, a proibição total de publicidade on-line de alimentos não saudáveis antes das 21h na televisão; a obrigação de restaurantes e de locais que entregam comida de tornarem público o número de calorias de suas refeições; ou ainda que as lojas façam o mesmo em suas garrafas de bebida alcoólica.