O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (5) que os novos dados do emprego marcaram um "grande dia" para George Floyd, o homem negro cujo homicídio na semana passada provocou diversos protestos violentos pelo país, motivados pela brutalidade policial contra os afro-americanos.
Onze dias após a morte de Floyd, asfixiado por um policial branco durante uma abordagem em Minneapolis, Trump disse que não se pode permitir que ocorra violência. Porém, afirmou:
— Esperamos que George esteja olhando para baixo neste momento e dizendo que isto é algo grandioso para o nosso país. É um grande dia para ele. E um grande dia para todos.
Aparentemente, Trump estava se referindo ao aumento no número de empregos.
O Departamento do Trabalho informou que o país gerou 2,5 milhões de empregos em maio e a taxa de desemprego caiu para 13,3% após as numerosas perdas de postos de trabalho registradas nos meses anteriores, em razão da pandemia. Trump afirmou que sua administração tem feito mais pelos afro-americanos do que os presidentes anteriores, incluindo a redução na taxa de desemprego para essa parte da população.
Entretanto, o informe sobre o desemprego desta sexta-feira (5) revelou que o desemprego para as pessoas negras teve um leve aumento, chegando a 16,8%.
— Este é um grande, grande dia em termos de igualdade — comentou.