A Espanha divulgou, neste domingo (12), um aumento no número diário de mortes por coronavírus, com 619 óbitos nas últimas 24 horas, após três dias consecutivos de redução, segundo o Ministério da Saúde local.
Terceiro país do mundo com mais mortes por covid-19, atrás de Estados Unidos e Itália, a Espanha registra um total de 16.972 vítimas fatais desde o início da pandemia. No sábado (11), o saldo diário havia caído para 510 mortes, o número mais baixo desde 23 de março.
O número de novos casos notificados em 24 horas, cerca de 4.100 neste domingo, marca um declínio em comparação ao dia anterior. No total, os casos confirmados na Espanha chegam a 166.019. A quantidade de pessoas que se recuperaram da doença também aumentou para 62.391, o que representa pouco menos de 40% do total de casos relatados.
Os 46,6 milhões de espanhóis estão confinados desde 14 de março e, embora a medida já tenha sido prolongada até 25 de abril, o primeiro-ministro Pedro Sánchez alertou que provavelmente será ampliada novamente.
As autoridades insistem que não é hora de "baixar a guarda" e, na segunda-feira, distribuirão 10 milhões de máscaras no transporte público, coincidindo com a retomada de atividades não essenciais, como construção e indústria, após duas semanas de paralisação.