O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, obteve ampla maioria no Parlamento do Reino Unido com o Partido Conservador. Eles superaram os votos necessários em uma câmara de 650 deputados, de acordo com resultados oficiais publicados às 2h (horário de Brasília) desta sexta-feira (13).
Depois de contar os resultados em 624 distritos, os conservadores tinham 342 cadeiras. O principal adversário, o Partido Trabalhista de Jeremy Corbin, alcançou 200 assentos — o que pode ser considerada a menor bancada desde quando conquistaram apenas 154 cadeiras no ano de 1935.
Com a recondução ao cargo de primeiro-ministro, Boris Johnson terá como principal missão abrir caminho para o Brexit no dia 31 de janeiro de 2020. A saída do Reino Unido da União Europeia foi sua promessa, e deve ser feita sem novo adiamento.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que representa os 27 países do bloco, disse após a vitória contundente de Boris Johnson que "a UE está pronta para a próxima fase" e que vai "negociar um acordo comercial que permitirá regras justas para o jogo".
O resultado final das eleições britânicas, considerando todos os distritos, será divulgado até o início da manhã desta sexta-feira.