A Câmara de Representantes dos Estados Unidos votou, nesta quinta-feira (31), a favor de avançar no processo de investigação para um processo de impeachment do presidente Donald Trump, estabelecendo um marco legal que permitirá aos congressistas interrogar publicamente as testemunhas convocadas.
— Hoje a Câmara tomou o seguinte passo, estabelecendo os processos para audiências abertas, conduzidas pela Comissão de Inteligência da Câmara, para que o público possa ver os dados por si mesmo — declarou, antes da votação, a presidente da Casa, a democrata Nancy Pelosi.
Os democratas tentam demonstrar que Trump pressionou a Ucrânia a investigar o ex-vice-presidente democrata Joe Biden, um pré-candidato bem posicionado para enfrentá-lo nas eleições de 2020 — o que o presidente classifica de "golpe de Estado".
Logo após a votação, Trump, em sua conta no Twitter, denunciou a "maior caça às bruxas da história".
Em comunicado oficial, a Casa Branca afirmou que "os democratas estão escolhendo todos os dias perder tempo com um impeachment fraudulento — uma tentativa descaradamente partidária de destruir o presidente". O texto também argumenta que os democratas "querem dar um veredito sem dar ao governo a chance de montar uma defesa", que é "injusto, inconstitucional e fundamentalmente antiamericano".
Leia, abaixo, a nota da Casa Branca na íntegra:
Declaração do Secretário de Imprensa
"O presidente não fez nada de errado e os democratas sabem disso. Nancy Pelosi e a obsessão descontrolada dos democratas com esse processo ilegítimo de impeachment não prejudicam o presidente Trump; prejudica o povo americano. Em vez de focar em questões urgentes que afetam famílias reais, como reduzir a violência armada, aprovar a USMCA (acordo Estados Unidos-México-Canadá), melhorar a assistência médica, reduzir os custos de medicamentos prescritos, proteger nossa fronteira sul e modernizar nossa infraestrutura envelhecida, os democratas estão escolhendo todos os dias perder tempo com um impeachment fraudulento — uma tentativa descaradamente partidária de destruir o presidente.
Com a votação de hoje, o Presidente Pelosi e os Democratas nada fizeram além de consagrar violações inaceitáveis do devido processo nas regras da Câmara. A presidente da Câmara, Pelosi, o presidente Schiff e os democratas realizaram reuniões secretas a portas fechadas, impediram a administração de participar e agora votaram a autorização de uma segunda rodada de audiências que ainda falha em fornecer qualquer processo devido à Administração. Os democratas querem dar um veredicto sem dar ao governo a chance de montar uma defesa. Isso é injusto, inconstitucional e fundamentalmente antiamericano."