O vulcão Stromboli, localizado na ilha de mesmo nome no litoral da Sicília, ao sul da Itália, entrou em erupção pela segunda vez em dois meses nesta quarta-feira (28). As erupções foram precedidas na ocasião por fluxos de lava, que formaram uma coluna de fumaça e cinzas de dois quilômetros de altura.
Segundo bombeiros locais, a ocorrência se deu na lateral centro-sul da cratera. Não há vítimas. As autoridades colocaram em andamento uma operação para controlar os incêndios florestais provocados pela erupção.
O vulcão, cuja cúpula se encontra a 920 metros de altura e a base a 2 mil metros de profundidade, é um dos poucos do mundo com atividade praticamente contínua, segundo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) italiano.
A turista Elena Schiera, que estava navegando em um barco nas proximidades do local, registrou o momento.
"Sobreviventes por um milagre. Momentos de pânico", escreveu em sua conta no Instagram.
Em 3 de julho, quando registrou duas fortes explosões, a erupção do Stromboli provocou a morte de um excursionista de 35 anos.
O presidente da região da Sicília, Nello Musumeci, disse que a presença de embarcações particulares na ilha foi suspensa por precaução.