Militares especializados do exército espanhol detonaram nesta segunda-feira (26) uma bomba lançada durante a Guerra Civil espanhola (1936-1939), encontrada no domingo (25) em Barcelona, forçando o fechamento de uma de suas praias mais visitadas, informou a Guarda Civil.
O explosivo foi encontrado a 25 metros da costa por um guarda civil fora de serviço e continha 70 quilos de trilito, uma substância "altamente volátil", o que obrigou sua remoção a uma milha náutica da costa (1.852 metros) para detoná-lo a 45 metros profundidade, explicou uma porta-voz da Guarda Civil.
A explosão ocorreu por volta das 15h30min (10h30min de Brasília), depois que os militares enviados do sul da Espanha transferiram o artefato com a ajuda de balões de elevação submersos, acrescentou.
Segundo a prefeitura, o artefato era um projétil que não detonou da Guerra Civil espanhola, durante a qual Barcelona sofreu numerosos bombardeios da aviação italiana, aliada do lado rebelde do general Francisco Franco, que venceria o conflito.