O novo caça sueco adquirido pela Força Aérea Brasileira (FAB) completou o primeiro voo nesta segunda-feira (26). A aeronave, do modelo Gripen E, saiu do aeródromo da empresa Saab, em Linköping, e sobrevoou o espaço aéreo durante 65 minutos. Já nas cores do Brasil e com o nome da FAB na fuselagem, o caça passou por testes de capacidade de manobra e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O ensaio, conduzido pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg, foi bem-sucedido, segundo a fabricante sueca.
Segundo o profissional, o voo foi tranquilo e a aeronave “se comportou exatamente como ensaiamos nas bancadas de testes e nos simuladores”. Presidente e CEO da Saab, Håkan Buskhe comemorou a operação, por meio de comunicado:
“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”.
Em 2014, o governo brasileiro e a Saab assinaram contrato para desenvolvimento e compra de 36 caças Gripen. O contrato, segundo a assessoria da Saab, é de 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 16,8 bilhões, nesta segunda, dia 26). O modelo testado nesta segunda-feira será incluído nos testes de sistemas táticos e de sensores. No Brasil, o caça receberá o nome de F-39 e terá a matrícula FAB 4100.