O governo britânico declarou, nesta sexta-feira (19), que o Irã apreendeu dois navios no estreito de Ormuz — o que classificou como "inaceitável".
"Estou profundamente preocupado com a captura de dois navios pelas autoridades iranianas no estreito de Ormuz", afirmou em comunicado o ministro de Relações Exteriores, Jeremy Hunt. "Essas capturas são inaceitáveis", acrescentou.
Mais cedo, a Guarda Revolucionária do Irã anunciou que o navio-petroleiro britânico "Stena Impero" — propriedade da companhia sueca Stena Bulk — havia sido confiscado por "desrespeitar o código marítimo internacional".
Além disso, de acordo com a televisão CNN, o Irã capturou outra embarcação petroleira de bandeira da Libéria— o "Mesdar" — que seria propriedade da companhia inglesa Norbulk Shipping.
O governo deve realizar uma reunião ministerial urgente nesta sexta-feira à noite, "para revisar o que sabemos e o que podemos fazer para assegurar rapidamente a liberação das embarcações", declarou Hunt.
O embaixador britânico em Teerã está igualmente "em contato" com as autoridades iranianas para "resolver a situação", completou.
De acordo com Jeremy Hunt, a tripulação dos petroleiros é "composta por várias nacionalidades". Entretanto, "pelo que entendemos, não há cidadãos britânicos a bordo", disse.
— É essencial que a liberdade de navegação se mantenha e que todas as embarcações possam mover-se com segurança e liberdade na região — defendeu Hunt.