Pela segunda vez em três dias, a temperatura superou os 50ºC em Churu, no norte da Índia. A cidade, que fica no meio do deserto, no Estado de Rajastão, registrou, nesta nesta segunda-feira (3), 50,3ºC.
No sábado (1º), a temperatura já tinha chegado a 50,6°C, beirando o atual recorde da Índia, que é de 51°C em Phalodi, também no Rajastão, em maio de 2016. As cidades do norte da Índia sofrem com uma forte onda de calor seco há dias, com as temperaturas na casa dos 47°C.
Devido à onda de calor, um agricultor morreu no domingo, conforme a agência Press Trust of India. Este fenômeno extremo continuará até terça, segundo o serviço meteorológico indiano.
Na capital, Nova Délhi, a temperatura já está dimuindo. Nesta segunda, os termômetros marcaram 40°C, mas os moradores estavam esgotados pelo calor implacável dos dias anteriores.
— Faz muito calor agora, mas o que podemos fazer a respeito? Temos que atender nosso negócio. Devemos nos alimentar, então estamos obrigados a mantê-lo aberto — disse à AFP o comerciante Laxmi Jagdish.