A chanceler alemã, Angela Merkel, não poderá participar da abertura da reunião do G20 em Buenos Aires. O avião presidencial alemão realizou um pouso de emergência em Colônia, no oeste da Alemanha, de acordo com um porta-voz da chancelaria. O pouso foi provocado por um problema técnico no Airbus quando sobrevoava a Holanda.
Merkel deverá seguir na manhã de sexta-feira para Madrid, onde pegará um voo comercial para Buenos Aires com uma delegação pequena. A chanceler será acompanhada pelo ministro da Fazenda do país, Olaf Scholz.
De acordo com o porta-voz do governo, Steffen Seibert, não está descartado o adiamento das reuniões de Merkel com outros líderes à margem do G20.
Pouso conturbado
O avião retornou quando sobrevoava a Holanda e foi para Colônia, cidade alemã, porque é lá que está baseada a única aeronave substituta. O pouso foi brusco. Como o aparelho ainda estava com muito combustível e peso, os freios foram fortemente acionados.
Em meados de outubro, o mesmo avião teve problemas na Indonésia e obrigou o ministro da Fazenda a voltar de uma reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) a bordo de um avião comercial.