Um atirador matou duas pessoas e feriu outras 11 no início da tarde deste domingo (26), durante um campeonato de videogame em um shopping na cidade de Jacksonville, no norte do Estado da Flórida, nos Estados Unidos. Segundo Mike Williams, xerife do condado, o autor dos disparos, identificado como David Katz, 24 anos, de Baltimore, se matou. Katz era um dos competidores, segundo o jornal Miami Herald.
– Houve três indivíduos falecidos no local, um das quais é o suspeito que tirou a própria vida – afirmou Williams, destacando que outras 11 pessoas ficaram feridas, das quais nove a tiros.
O ataque ocorreu durante uma competição dee Madden NFL, jogo e futebol americano, no GLHF Game Bar, situado dentro do shopping Jacksonville Landing. O local, no centro da cidade e às margens do rio St. Johns, é repleto de bares e restaurantes. As vítimas foram encaminhadas a hospitais da região.
O torneio era uma etapa classificatória para as finais em Las Vegas, com prêmio de US$ 25 mil. De acordo com o LA Times, citando um jogador identificado como Steven "Steveyj" Javaruski, o atirador seria um jogador que estava competindo no torneio e perdeu.
Diversas ambulâncias, carros de bombeiros e agentes da polícia se dirigiram ao local e ruas foram bloqueadas nas proximidades. As autoridades ordenaram que as pessoas ficassem longe da área, onde ocorria o campeonato do Madden 19, jogo oficial da Liga Nacional de Futebol Americano.
As vítimas foram levadas aos hospitais Memorial e UF Health. Um porta-voz do Memorial confirmou que tratava ao menos três pacientes envolvidos no ataque a tiros no campeonato de videogame.
Em um vídeo, aparentemente captado como parte de uma transmissão em streaming do site Twitch, vários disparos de arma de fogo podem ser ouvidos ao fundo, antes de a conexão cair. O site retirou o vídeo, mas ele permanecia disponível nas redes sociais. Uma das equipes no torneio, a CompLexity Gaming informou que seu jogador Young Drini foi ferido de raspão em uma das mãos.
– Ele conseguiu escapar e correr até uma academia de ginástica próxima – disse o diretor da equipe, Jason Lake.
“Esta é uma situação horrível e enviamos nossos mais profundos pêsames a todos os envolvidos”, reagiu a empresa criadora do Madden, a EA Sports, em comunicado.
A polícia de Jacksonville instruiu a população a não se aproximar da área do shopping. As autoridades acrescentaram saber que várias pessoas estavam escondidas e pediram que ninguém saísse de onde estivesse.
Nas redes sociais, circulam vídeos de jovens participando do campeonato enquanto o jogo é desconectado da tela. Ao fundo, despontam sons de disparos.
O jogador Drini Gjoka, de uma das equipes do torneio de videogame, afirmou no Twitter que um dos disparos pegou um dedo. "Sou muito sortudo. A bala pegou o meu dedão".
Este é o terceiro grande tiroteio nos Estados Unidos neste ano. Em maio, o estudante Dimitrios Pagourtzis matou dez pessoas em uma escola de Ensino Médio no Texas. Em fevereiro, um jovem de 19 anos matou 17 pessoas na cidade de Parkland, na Flórida.