Levantamento feito pelo Facebook diz que 87 milhões de usuários no mundo tiveram seus dados acessados ilegalmente pela empresa de consultoria política Cambridge Analytica em 2015. No Brasil, segundo Mark Zuckerberg, 443.117 perfis foram violados por meio de um aplicativo que copiava informações pessoais do usuário e de seus amigos na rede social.
O escândalo, revelado pelos jornais The Guardian e The New York Times, mostra que a Cambridge se utilizou dos dados para traçar estratégias que teriam beneficiado o então candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. O vazamento também teria influenciado no referendo pré-Brexit, que decidiu pela separação do Reino Unido da União Europeia. A empresa de consultoria poderia, ainda, agir em eleições na Índia e no Brasil.
Para minimizar os danos, o Facebook disponibilizou aos usuários uma nova ferramenta que avisa se ele ou seus amigos usaram o This Is Your Life Digital, o aplicativo pelo qual a consultoria britânica obteve os dados sem autorização.
Veja como conferir seus dados:
Para saber se os seus dados foram compartilhados, é necessário logar na rede social e ir na busca rápida, no canto superior direito da página inicial. Um círculo com ponto de interrogação identifica a ferramenta.
O próximo passo é digitar as palavras-chave Cambridge Analytica. Aparecerá um link com a pergunta "Como faço para saber se minhas informações foram compartilhadas com a Cambridge Analytica?".
Se os seus dados não tiverem sido violados, aparecerá a seguinte mensagem ao clicar sobre a pergunta:
"Com base em nossos registros disponíveis, nem você, nem seus amigos entraram no aplicativo 'This Is Your Digital Life'. Como resultado, não parece que suas informações do Facebook tenham sido compartilhadas com a Cambridge Analytica pelo aplicativo 'This Is Your Digital Life'".
Os usuários que tiveram as contas violadas, conforme o Facebook, receberam aviso no topo de seus feeds de notícias alertando-os de que seus dados foram "mal utilizados" pela empresa.