A empresa Cambridge Analytica anunciou nesta terça-feira (20) a suspensão de seu presidente executivo após o escândalo do suposto desvio de dados privados de dezenas de milhões de usuários do Facebook nos Estados Unidos para serem usados em benefício da campanha de Donald Trump.
Alexander Nix foi suspenso "com efeito imediato e à espera de uma investigação completa e independente", indicou a Cambridge Analytica em um comunicado.
"Do ponto de vista da junta, os recentes comentários gravados em sigilo e outras declarações não representam os valores ou as operações da empresa, e sua suspensão reflete a seriedade com que consideramos esta violação", reagiu a junta diretiva da Cambridge Analytica em um comunicado.
A emissora britânica Channel 4 exibiu na segunda-feira (19) uma reportagem em que um jornalista disfarçado gravou Nix com uma câmera oculta. Nas imagens, vê-se como o presidente executivo propõe técnicas para manipular a opinião pública, como lançar calúnias contra candidatos:
— Explorar a vida dos candidatos para encontrar casos sujos pode ser interessante — diz Nix, ressaltando ainda a eficácia de armadilhas: — enviar algumas garotas para a casa do candidato (...) Podemos atrair umas ucranianas de férias.